Disciplina: Direito Administrativo 0 Curtidas

CESPE / CEBRASPE - No que se refere aos servidores públicos e aos atos

Atualizado em 13/05/2024

No que se refere aos servidores públicos e aos atos administrativos, julgue o item que se segue.


Situação hipotética: Um servidor público efetivo em exercício de cargo em comissão foi exonerado ad nutum em razão de supostamente ter cometido crime de peculato. Posteriormente, a administração reconheceu a inexistência da prática do ilícito, mas manteve a exoneração do servidor, por se tratar de ato administrativo discricionário. Assertiva: Nessa situação, o ato de exoneração é válido, pois a teoria dos motivos determinantes não se aplica a situações que configurem crime.

  1. Certo

  2. Errado


Solução

Alternativa Correta: B) Errado

A exoneração do servidor é inválida justamente em razão da teoria do motivos determinantes. A motivação para a exoneração do cargo em comissão é dispensável, todavia, se este ato for motivado, a Administração Pública fica vinculada a ele. Logo, por inexistência da prática do ilícito, o motivo desaparece e o ato é inválido.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe

Ano da Prova: 2018

Assuntos: Atos Administrativos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar