Disciplina: Direito Constitucional 0 Curtidas
CNU - A Constituição é lei e deve ser cumprida. O cidadão tem a
A Constituição é lei e deve ser cumprida. O cidadão tem a responsabilidade de participar. Cada um faz a diferença. A democracia se constrói, se aprende e se reaprende. O Brasil está fadado a ser uma nação justa, livre e igualitária.
Nesse sentido, à luz da Constituição Federal de 1988 e em respeito ao Estado Democrático de Direito, assegura-se que o(a)
-
trabalho do preso deve ser remunerado, observando-se o mesmo patamar mínimo instituído por lei para o salário mínimo, já que seu objetivo é garantir proteção aos trabalhadores que se encontram na base da pirâmide salarial.
-
Poder Judiciário, à vista do princípio da isonomia, uma vez acionado, poderá aumentar os vencimentos de servidores públicos, considerando o desempenho em funções e cargos correlatos.
-
partido político, em virtude do princípio da igualdade, pode criar distinções na distribuição dos recursos públicos destinados à campanha eleitoral exclusivamente baseadas no gênero.
-
extensão, às uniões homoafetivas, do mesmo regime jurídico aplicável à união estável entre pessoas de gênero distinto não se justifica, visto que isonomia é tratar da mesma forma apenas os que são iguais e de forma distinta os que são diferentes.
-
segregação de presos provisórios com apoio no grau de instrução acadêmica é inadmissível, pois trata-se de mera qualificação de ordem estritamente pessoal.
Solução
Alternativa Correta: E) segregação de presos provisórios com apoio no grau de instrução acadêmica é inadmissível, pois trata-se de mera qualificação de ordem estritamente pessoal.
Essa afirmação está correta porque a Constituição garante a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, incluindo grau de instrução acadêmica. Segregar presos provisórios com base nessa característica violaria o princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana, ambos fundamentais na Constituição Federal.
Banca Examinadora: CESGRANRIO
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Igualdade e não Discriminação, Direitos dos Presos e Detentos
Vídeo Sugerido: YouTube