Disciplina: Direito Processual Civil 0 Curtidas

OAB - Quando a sentença que reconhece obrigação de pagar não determina

Atualizado em 13/05/2024

Quando a sentença que reconhece obrigação de pagar não determina o valor devido, procede-se à sua liquidação, para que, então, possa dar-se o seu cumprimento.

Em relação à sistemática da liquidação no direito brasileiro, assinale a alternativa correta.

  1. A liquidação de sentença tem natureza jurídica de ação autônoma.

  2. A liquidação pode ser requerida mesmo na pendência de recurso ainda não julgado pelo tribunal, hipótese em que deve ser processada em autos apartados no juízo de origem.

  3. Requerida a liquidação, deve a parte contrária ser pessoalmente intimada.

  4. Sempre que o pedido for genérico, o juiz pode proferir sentença ilíquida.


Solução

Alternativa Correta: B) A liquidação pode ser requerida mesmo na pendência de recurso ainda não julgado pelo tribunal, hipótese em que deve ser processada em autos apartados no juízo de origem.

Art. 512 (NCPC) A liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Pode ser realizado a liquidação com recurso pendente, independentemente do efeito que o recurso foi recebido (diferentemente do que ocorre na execução que se o recurso for recebido no duplo efeito (devolutivo e suspensivo) ou no suspensivo não poderia ser executada a sentença.

Então, em suma, o dispositivo fala que é possível a liquidação na pendência de recurso. Não existe uma ressalva sobre os efeitos que esse recurso foi recebido. Não precisa saber se é efeito devolutivo e suspensivo, porque isso não é execução e sim somente liquidação

Resolução adaptada de: QConcursos

Edição do Exame: Edição IV

Ano do Exame: 2011

Assuntos: Liquidação da Sentença

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora