Disciplina: Administração 1 Curtidas

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado

Atualizado em 07/03/2024

A conceituação da estratégia tem seu desenvolvimento fundamentado e evoluído com a contribuição de vários autores ao longo do tempo e da história, principalmente os autores das chamadas “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico. Analise as assertivas a respeito dos autores das “escolas clássicas da administração” e do liberalismo econômico e avalie se estão corretas.

I- Adam Smith aborda a estratégia no contexto econômico, com o conceito que as relações de mercado na economia devem ocorrer sem a intervenção de participantes externos a ele, como o Estado. Com o conceito da Mão Invisível do Mercado, o autor mostra como a demanda e a oferta determinam o preço praticado entre consumidores e ofertantes de produtos e serviços.

II- A divisão do trabalho para aumentar a produtividade e processo de fabricação baseado na linha de produção foram propostos por Fayol e colocados em prática por Ford.

III- A descrição das funções da gestão foi proposta por Taylor e são importantes para o desenvolvimento da Administração como ciência aplicada, que tem como foco, a gestão dos processos de trabalho e recursos internos das organizações.

Considerando o contexto apresentado nas assertivas, é correto o que se afirma em Selecione uma alternativa:

a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas I e II.
d) apenas I e III.
e) I, II e III.


Solução

Alternativa correta: d) apenas I e III. De acordo com o gabarito AVA.

A primeira assertiva é verdadeira (I). Adam Smith é conhecido por sua contribuição ao liberalismo econômico, especialmente através do conceito da Mão Invisível do Mercado. Ele argumentou que os mercados se auto-regulam, com a demanda e a oferta determinando os preços dos produtos e serviços. Isso reflete a ideia de que as relações de mercado devem ocorrer sem a intervenção do Estado, um princípio fundamental do liberalismo econômico.

A segunda assertiva é falsa (II). A divisão do trabalho e o processo de fabricação baseado na linha de produção foram propostos por Henry Ford, não por Fayol. Fayol é mais conhecido por suas contribuições à teoria da administração, incluindo a descrição das funções da gestão. A linha de produção, como foi implementada por Ford, é um exemplo de como a divisão do trabalho pode aumentar a produtividade, mas essa ideia não é atribuída a Fayol.

A terceira assertiva é verdadeira (III). Taylor é conhecido por suas contribuições à gestão científica, incluindo a descrição das funções da gestão e a importância da gestão dos processos de trabalho e recursos internos das organizações. Essas ideias são fundamentais para o desenvolvimento da administração como uma ciência aplicada, enfatizando a eficiência e a produtividade.

Portanto, a alternativa d) apenas I e III é a resposta correta porque destaca a importância das contribuições de Adam Smith e Frederick Taylor para a estratégia e a gestão estratégica, enquanto a contribuição de Fayol é atribuída incorretamente.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Liberalismo Econômico e Adam Smith, Divisão do Trabalho e Henry Ford, Gestão Científica e Frederick Taylor

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar