Disciplina: Administração 0 Curtidas
Os valores, crenças e cultura nas empresas são temas cada vez mais
Os valores, crenças e cultura nas empresas são temas cada vez mais estudados, porque executivos, gestores, donos de empresas e acadêmicos perceberam que o conhecimento sobre esses temas pode trazer grandes resultados, financeiros e de ambiente nas organizações (e mesmo nas relações pessoais).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
I - Os conflitos podem ser minimizados quando se conhece a cultura e crenças relacionadas a uma empresa ou às pessoas dessa empresa.
PORQUE
II - A boa definição da cultura, dos valores e crenças da empresa melhoram a comunicação e o fluxo de informações entre as pessoas, em qualquer tipo de estrutura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições falsas.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Solução
Alternativa correta: b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I, pois ambas as asserções tratam da relação entre cultura organizacional e a minimização de conflitos. A asserção I destaca que o conhecimento da cultura e das crenças dentro de uma empresa pode reduzir os conflitos. Isso ocorre porque entender as diferentes perspectivas e valores de uma organização facilita a compreensão entre as pessoas, permitindo que elas se adaptem melhor ao ambiente e ajam de maneira alinhada, minimizando desentendimentos.
Já a asserção II afirma que a definição clara da cultura, valores e crenças de uma empresa melhora a comunicação e o fluxo de informações. Quando uma organização estabelece e comunica de forma eficaz seus valores e expectativas, ela cria um ambiente mais coeso onde as pessoas sabem como agir e como interagir. Isso facilita o entendimento mútuo e a troca eficiente de informações, que são elementos essenciais para a redução de conflitos.
Portanto, a asserção II justifica a I, pois uma definição clara de cultura e valores dentro da empresa contribui diretamente para a redução de conflitos, conforme a primeira asserção. A clareza nos valores e na cultura da organização estabelece um terreno comum que torna a comunicação mais eficaz e os conflitos menos frequentes, criando um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo. Por isso, a alternativa b é a mais apropriada.
Assuntos: Administração, Psicologia, Sociologia
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