Disciplina: Direito 0 Curtidas
Nas condições de produção, há uma tensão entre restringir e movimenta
Nas condições de produção, há uma tensão entre restringir e movimentar, mas, independentemente de estabilizar ou produzir o novo, todo discurso funciona apenas pela relação com suas condições de produção. Não há discurso sem o suporte de suas condições e também de outros discursos com os quais se relaciona. TEIXEIRA DE JESUS, Fabiane. A não transparência do discurso. Material Didático, Kroton, 2018. A Análise de Discurso compreende que, em meio à situação comunicacional, há também muita não-comunicação concebida como constitutiva de toda e qualquer situação de linguagem. PORQUE A não-comunicação é produzida em meio à comunicação, já que nem sempre os interlocutores compartilham os mesmos sentidos, os mesmos posicionamentos históricos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, mas II é uma proposição verdadeira.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
Solução
Alternativa correta: c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I, pois ambas as asserções estão de acordo com os princípios da Análise do Discurso, que considera a produção e circulação dos discursos como processos complexos e interdependentes. A primeira asserção destaca que o discurso não é isolado, mas depende de suas condições de produção e da relação com outros discursos. Isso está em consonância com a ideia de que um discurso só existe dentro de um contexto social, histórico e político, sendo sempre influenciado e moldado por essas condições.
A segunda asserção explica que a comunicação não é plena, já que, no processo de interação, há sempre uma margem de não-comunicação. Isso ocorre porque os interlocutores podem ter diferentes entendimentos, experiências e posicionamentos históricos, o que impede uma comunicação totalmente transparente. Essa ideia é um dos pilares da Análise do Discurso, que argumenta que a não-comunicação é uma parte constitutiva de toda situação comunicacional, já que a troca de significados está sempre sujeita a interpretações variadas.
Assim, a segunda asserção justifica a primeira, pois a não-comunicação, que ocorre devido a essas diferenças de entendimento e posicionamento, é um dos elementos que determinam como o discurso é produzido, interpretado e alterado. A interação entre diferentes discursos e as condições históricas e sociais de produção garantem que nenhum discurso seja transparente ou compreendido da mesma forma por todos, reforçando a ideia de que o discurso sempre carrega uma tensão entre o restrito e o expansivo.
Assuntos: Análise do Discurso, Linguística, Filosofia da Linguagem
Vídeo Sugerido: YouTube