Disciplina: Química 0 Curtidas
Muitas moléculas são classificadas como eletrólitos, isto é, podem
Muitas moléculas são classificadas como eletrólitos, isto é, podem formar íons. Esse processo de ionização depende da participação da água. De acordo com as definições de Arrhenius, ácidos sofrem o processo de ionização quando adicionados em água e libera íons H+. A seguir são apresentadas substâncias classificadas como eletrólitos. I- HCI II- NH4* III-H2SO4 IV- NaOH
Assinale a alternativa que apresenta as substâncias que são classificadas como ácidos de Arrhenius:
A) O II e III, apenas
B) Ole III, apenas
C) Ole IV, apenas
D) Ole II, apenas
E) Oil e IV, apenas
Solução
Alternativa correta: D) Ole II, apenas . De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa D ("O II, apenas") não está correta para a classificação dos ácidos de Arrhenius, pois, ao analisar as substâncias apresentadas na questão, apenas a substância III (H₂SO₄) é um ácido de Arrhenius.
A teoria de Arrhenius define que os ácidos são substâncias que, quando dissolvidas em água, liberam íons H+ (ou H₃O+). O HCl (I), ao ser dissolvido em água, de fato libera H+, sendo classificado como um ácido de Arrhenius. O H₂SO₄ (III), também, ao se dissociar na água, libera H+ e SO₄²⁻, sendo, portanto, um ácido de Arrhenius. Já o NH₄⁺ (II) não é uma substância que libere H+ diretamente, mas sim um íon que, em uma solução aquosa, pode interagir com a água para gerar íons H+, mas ele próprio não se encaixa diretamente na definição de ácido de Arrhenius. O NaOH (IV), por ser uma base, não se classifica como um ácido de Arrhenius.
Portanto, a alternativa D não está correta, porque o NH₄⁺ não é um ácido de Arrhenius, e a classificação correta seria para o HCl (I) e H₂SO₄ (III). O H₂SO₄ é, de fato, o ácido de Arrhenius presente nesta lista de substâncias.
Assuntos: Química , Analítica, Físico
Vídeo Sugerido: YouTube