Instituto AOCP - 2022 - Disciplina: Direito Constitucional

AOCP - Em relação aos métodos de interpretação constitucional, informe

Em relação aos métodos de interpretação constitucional, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) De acordo com o método científico-espiritual, a análise da norma constitucional não se fixa na literalidade da norma, mas parte da realidade social e dos valores subjacentes do texto da Constituição.
( ) Por meio do método da tópica, parte-se de um problema concreto para a norma, atribuindo-se à interpretação um caráter prático na busca da solução dos problemas concretizados.
( ) Para o método jurídico, a Constituição deve ser encarada como uma lei e, assim, todos os métodos tradicionais de hermenêutica deverão ser utilizados na tarefa interpretativa.

  1. F – F – V.

  2. F – V – V.

  3. F – V – F.

  4. V – F – V.

  5. V – V – V.


Resolução da questão

MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL

-Jurídico: Gramático, Histórico, Teleológico, Sistemático e Genético;
-Tópico-Problemático: Prevalência do problema sobre a norma. Criado por Theodor Viehweg;
-Hermenêutico-concretizador: Prevalência da norma sobre o problema. Criado por Konrad Hesse;
-Normativo-estruturante: Texto da norma ≠ Norma jurídica. A norma jurídica deve ser interpretada de acordo com o contexto;
-Científico-espiritual ou integrativo: Considera-se o "espírito da Constituição", o sistema de valores subjacente ao texto constitucional. Esse método foi preconizado por Rudolf Smend.

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões