Disciplina: Direito Constitucional 0 Curtidas

Sofia, brasileira nata, com dupla nacionalidade, portuguesa e - OAB

Atualizado em 31/12/2024

Sofia, brasileira nata, com dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, decidiu renunciar à nacionalidade brasileira e procurou você, como advogado(a), para receber a orientação jurídica adequada sobre os efeitos de tal decisão.

Depois da avaliação do caso, você afirmou, corretamente, à sua cliente que

  1. a renúncia sendo feita de forma expressa, perante autoridade brasileira competente, dará causa à declaração da perda da nacionalidade brasileira.

  2. a renúncia, sendo feita de forma tácita, dará causa à declaração da perda da nacionalidade brasileira.

  3. após a efetivação da perda da nacionalidade, ela não poderá readquirir a nacionalidade brasileira originária.

  4. a renúncia não será aceita pela autoridade brasileira competente, em razão do risco de geração de situação de apatridia.


Solução

Alternativa Correta: A) a renúncia sendo feita de forma expressa, perante autoridade brasileira competente, dará causa à declaração da perda da nacionalidade brasileira.

A alternativa A é a correta, pois, de acordo com o sistema jurídico brasileiro, a renúncia à nacionalidade brasileira é permitida, desde que seja feita de forma expressa perante a autoridade competente, ou seja, o ato de renúncia deve ser formalizado por meio de uma manifestação voluntária e explícita. Essa renúncia resulta na perda da nacionalidade brasileira, conforme a Constituição Federal e a legislação pertinente. A perda ocorre de forma automática após a renúncia ser formalizada e registrada pela autoridade competente.

A alternativa B está incorreta porque a renúncia à nacionalidade brasileira deve ser expressa e não tácita. Ou seja, a simples ausência de ações não pode ser interpretada como uma renúncia, sendo necessário um ato formal e claro para que a perda da nacionalidade se concretize. A renúncia tácita não é reconhecida no direito brasileiro.

A alternativa C está equivocada, pois a perda da nacionalidade brasileira pode ser revista, em alguns casos, e a pessoa poderá readquirir a nacionalidade brasileira por meio de processo de naturalização, caso requeira. Já a alternativa D também está incorreta, pois, embora o Brasil evite situações de apatridia (ficar sem nacionalidade), a renúncia à nacionalidade brasileira pode ser permitida se a pessoa mantiver outra nacionalidade, como ocorre no caso da cliente, que possui a nacionalidade portuguesa.

Edição do Exame: 41ª Edição

Ano do Exame: 2024

Assuntos: Direitos Políticos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora